terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Curso de Preparação para o Matrimónio

Já tinha referido que ia começar a frequentar o CPM. Pois é. Teve inicio no dia 18 de Fevereiro. Contudo, com muita pena minha, não pude ir à primeira sessão. Faltava apenas uma hora e fiquei tão mal disposta, enjoada, vontade de vomitar, sem força nas pernas. Parece praga! Fiquei mesmo triste.
Mas no sábado fomos à segunda sessão. Posso dizer que simplesmente adorei. É muito bom ouvir histórias de outros casais, já casados, e ouvi-los contar as suas experiências. Só gostava que vissem o orgulho com que eles falavam do seu casamento, como o espeso falava da sua esposa. Acreditem que nos põe mesmo a pensar na vida, na nossa relação.
O tema deste sábado passado foi "O matrimónio - Sacramento". E falamos da importância do casamento religioso. Porquê que casamos pela igreja? Apenas por tradição? Porque é bonito? Porque verdadeira festa de casamento é só pela igreja? Ou simplesmente porque queremos Deus ali do nosso lado? A minha resposta foi que para mim nem sequer faz sentido casar sem ser pela igreja. Casar pelo civil não teria nenhum significado. Eu não me sentiria casada.
Contam eles, que antigamente era obrigatório casar pelo civil, antes de casar pela igreja. Mas para eles era apenas uma formalidade. Não se sentiam casados, tanto que depois disso cada um ia para sua casa.
Também falamos sobre o porquê de termos escolhido determinada igreja para casar. Motivos estéticos? Por ser mais perto? Porque os pais casaram lá? Eu simplesmente disse que vou casar na igreja da minha freguesia porque é a minha igreja. E não faz sentido casar noutra igreja só por ser mais bonita (senão talvez casasse na penha, ou no Bom Jesus). Mas não faria sentido para mim.
Falamos sobre mais assuntos, ams estes foram os que mais salientamos.

A sessão corre do seguinte modo:
1º Reunimo-nos numa sala (cerca de 4 ou 5 casais de noivos por sala e com dois ou três casais já casados para falarem connosco). Aqui, respondemos a todas as questões que o guião nos coloca, e trocamos ideias, experiências. Depois é eleita uma pessoa para escrever conclusões que serão necessárias para a fase 3.
2º Vamos tomar um cházinho, com uns bolinhos e bolachinhas... Como sabe bem. Principalmente às 23h da noite, quando o frio chega.
3º Reunimo-nos todos num auditório (todos os casais), e debatemos perante um "júri" todas as perguntas, falando sobre as conclusões que chegamos.

Gostamos muito da experiência. E queremos ir a todas as sessões...

Sem comentários:

Enviar um comentário