quarta-feira, 28 de março de 2012

Desabafo de há quase dois anos...

Hoje descobri uma coisa que me deixou muito triste. Essa situação já me deixou triste há quase dois anos atrás, mas hoje ainda tive mais a certeza do que algumas pessoas são ruins.

Então é assim: comecei a trabalhar em junho de 2010 no lugar onde estou. Quando fui, a outra funcionária não estava, pois teve um problema na perna e não podia ir trabalhar. Quando ela voltou já ei lá estava há cerca de um mês.
Ela nunca gostou de mim. Senti-o desde o primeiro dia. Tratava-me com frieza, com distância... Não falava comigo. Os dias custavam a passar pois nunca falava comigo.

Certo dia em agosto de 2010, a minha patroa foi de férias. Fiquei sozinha com a F, a tal funcionária. Eu sempre a tentei agradar, fazia tudo para que ela gostasse de mim, ia-lhe buscar comida, pois ela andava de muletas, etc. Isto porque agradar a F, seria agradar também a minha patroa, uma vez que as duas eram muito amigas. Mas não adiantava. Ela sempre foi assim comigo.

No local onde trabalho temos uma mini cozinha, onde colocamos comida, bebidas, etc, para lancharmos, almoçarmos, etc.

Cada uma temos um local onde colocamos as nossas coisas.

Certa manhã, cheguei lá ao local onde trabalho, e a prateleira da minha patroa estava vazia. As caixas de cereais desapareceram. A gaveta das bolachas estava vazia, tudo o que era de comer dela desapareceu, excepto uma caixinha de bolachas que estava em cima da mesa.

Eu achei estranho, visto que aquilo era da M, minha patroa, mas até pensei que a tal funcionária tivesse arrumado para eu não comer, sei lá.

Ao que a minha patroa chega após terem terminado as férias.

Discutiu comigo quando chegou lá e não tinha nada para comer. Acusou-me. Senti-me a morrer, aquilo não podia estar a acontecer comigo. Eu disse-lhe que não fui eu. Jurei que não fui eu. Mas sei que ela não acreditou em mim.

Disse-lhe ainda que por acaso até comi uma bolacha daquelas que estavam em cima da mesa. Uma apenas.

Sou uma parva. Quando berram comigo não consigo falar. Não sai nada. Se fosse hoje eu dizia: "Então F, sabes bem que não fui eu! Só podias ser tu!!!!" Mas sou uma estupida, nãoo consegui. Burra mesmo.

Fiquei com as culpas. Nessa mesma semana a minha patroa chamou-me a perguntar porque é que eu andava assim, um mau ambiente lá dentro, e eu disse-lhe que não gostei que me tivesse acusado. E ela disse que não me acusou, que estava a falar para as duas. Mas eu bem sei que estava a pensar que fui eu. Pois a outra estava lá há quase 4 anos, e eu estava lá há 2 meses.

Chorei muito. Aquele emprego que tanto me realizou, que eu andava tão feliz, fez com que eu me sentisse a pior pessoa do mundo.

Cheguei até a contar aos meus pais, muito mais tarde, já a F tinha saído de lá, e eles sempre me disseram que eu devia voltar a contar à minha patroa. Mas nem quis falar mais no assunto.

Ora, hoje houve uns acontecimentos que nada tem a ver, mas começamos a falar na F, que entretanto já lá não trabalha. Despediu-se em setembro de 2010. Apanhou a minha patroa de surpresa, deixou-nos de mãos a abanar, pois eu ainda estava a aprender, e a minha patroa estava a passar uma fase muito má com a mãe dela, a F foi muito egoísta, pois a minha patroa era a melhor pessoa do mundo com ela, tal como é comigo (adoro-a muito, por isso me custou tanto aquilo que aconteceu), mas voltando ao que eu estava a dizer: começamos a falar na F, e eu disse à minha patroa isto tudo. Que quando isso aconteceu não fui eu. E sabem o que ela me disse? "A F disse-me que foste tu que comes-te tudo e que bebes-te a àgua toda e os leites todos. Ela disse-me." Fiquei ainda pior. Afinal ela tirou mesmo TUDO de lá para me acusar. Eu sabia que os cereais desapareceram e as bolachas da gaveta, mes nem sabia isso das garrafas de água e dos pacotes de leite. Ainda por cima a F disse-lhe com todas as letras que fui eu.

Isto é normal? Porquê que ela agiu assim? Imaginem que a minha patroa me mandava embora. A sério, a minha patroa berrou tanto comigo naquele dia. Foi como se o mundo tivesse caído em cima da minha cabeça. Acabou com toda a felicidade que eu estava a sentir no momento.

O tempo passou, mas isso nunca vou esquecer. Não culpo a minha patroa. Pois temos que perceber que ela não me conhecia. E a outra era amiga dela. Ela também me disse hoje que como eu fiquei calada, claro que ainda pensou mais que fui eu. Mas eu sou assim, sou parva em ser assim. Mas como referi, se fosse hoje eu envergonhava a F diante da minha patroa.

Sabem o que a F fazia todas as tardes enquanto a minha patroa estava de férias? Ia para a Kitchenet falar ao telemóvel. Todas as tardes. Muito e muito tempo. E eu sabia o quanto a minha patroa confiava nela e o quanto gostava dela. E custava-me aquilo. Eu é que fazia tudo.

E isso ainda me revoltava mais, pois a minha patroa estava a ser tão, mas tão injusta comigo.

Hoje posso dizer que tenho a melhor patroa do mundo. Melhor mesmo. É mais que patroa, é amiga. Adoro-a do fundo do coração. Faria e faço tudo por ela, para a ver bem comigo, para ela não se arrepender nem por um minuto de me ter escolhido para ficar lá a trabalhar. Só quero que ela tenha orgulho em me ter lá, que goste de mim, do meu trabalho... Gosto mesmo muito dela. Nada do que faço é por interesse. Sempre fui muito apegada aos meus patrões (já tive 2, não enquanto trabalhadora, mas enquanto estagiária), pois acho que temos que ser fiéis aos nossos patrões. São eles que nos pagam. Se não fossem eles estavamos sem ganhar dinheiro. E não percebo como há pessoas que falam mal dos patrões (a não ser que tenham mesmo motivos). Mas a esta ainda sou mais. Ela é meiga, simpática, fala connosco como se nos conhecesse há anos....

Tinha mesmo que desabafar. Estou triste com isto tudo. Hoje recordei aquela semana, e é horrivel...

7 comentários:

  1. Olá querida... Li com muita atenção este teu desabafo e até eu fique triste com as tuas palavras... Mas não penses muito nisso, realmente há pessoas muito más e capazes das piores coisas para prejudicarem os outros, mas pensa em pessoas boas, como a tua patroa e que essas pessoas nos fazem bem! "os Bons persistem, dos maus não reza a história"
    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida... O que me custou mais ontem foi saber que ela disse à minha patroa com todas as letras que fui eu que comi e bebi tudo o que era da minha patroa. Porque este tempo todo eu ainda quis viver na ilusão que a minha patroa ainda estaria na dúvida se fui eu ou ela. Mas claro, a outra disse e em quem é que ela ia acreditar? Na F, porque já estava aqui há anos. Eu era uma mera rapariga que mal conheciam... Jamais teria coragem de fazer isso, de comer o que não é meu. Muito menos tudo...
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois tens razão, percebo perfeitamente a tua tristeza... É das piores coisas que há, sermos acusados de coisas que não fizemos e ainda por cima não conseguirmos defendermo-nos...
      Nem imagino como te sentiste ontem ao ouvir da tua patroa que ela te tinha acusado com todas as letras, mas enfim o melhor é passar pelo assunto com um sorriso!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. ó minha querida.. Só me apetece dar dois pares de estalos à tua ex-colega. Isso é pura malvadez! Que raio! O que é que esta gente ganha com isto? Não percebo...

    Quando mudei de trabalho aconteceu-me o mesmo. Havia uma miúda que estava há mais tempo naquele trabalho, e que não gostou nada de mim. Quis acusar-me dos erros dela, enquanto eu estava de férias andou a falar ao chefe de coisas que eram mentira, etc.. Chorei muito, e a partir de um certo momento fiquei sem papas na língua. Hoje as pessoas sabem das coisas como elas são. E ela respeita-me como eu respeito a ela. Temos uma relação cordial, como deve ser. Mas ainda há motivos para me sentir triste de vez em quando.

    Um beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida :-) Há pessoas mesmo nojentas. E sabe-se lá o que ela ia contar à minha patroa sobre mim. Nem quero pensar. Isto porque eu estava sob supervisão dela, e imagino a minha patroa a perguntar-lhe se eu trabalhava bem, se era desenrrascada e assim, e ela a dizer que não. Mas isso são assuntos que se calhar é melhor nem saber...
      Temos que ter muito cuidado com essas pessoas invejosas (e lá está, sem motivos, porque ninguém lhes vai tirar o lugar delas).

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Bem... Que situação! Custa-me a acreditar que existam pessoas tão maldosas... Imagino o quanto isso te custou. Foi muito mau mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Lu! Há pessoas assim e ainda muito piores do que se pode imaginar. Pensei que só nas novelas é que aconteciam estas coisas. Mas há pessoas que pelos vistos veem muitas novelas.. Enfim. Como se costuma dizer: lá terá o pago. Se não for neste mundo há-de ser no outro.

      Beijinhos

      Eliminar